5 equipamentos de segurança essenciais para os profissionais da saúde

5 equipamentos de segurança essenciais para os profissionais da saúde

O interesse por empregos na área da saúde vem crescendo ao longo dos anos. Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, radiologistas estão entre os inúmeros cargos que esse setor pode oferecer. 

Além da diversidade, a área é carente de profissionais, o que possibilita vagas no mercado de trabalho a serem preenchidas. 

Quando se trabalha na área da saúde, um dos pontos mais importantes são os equipamentos de segurança. Sendo imprescindíveis dentro de hospitais e clínicas, os cuidados para o uso correto de cada um é de suma importância. 

Eles preservam tanto a saúde do profissional quanto a do paciente, promovendo o bem-estar geral. 

Conheça agora 5 equipamentos de segurança essenciais para os profissionais da saúde. 

1. O uso de máscaras na área da saúde 

No último ano, o uso de máscaras se tornou indispensável a todos. Contudo, para os profissionais da área da saúde, elas sempre foram parte do uniforme. 

A máscara hospitalar é um dos mais conhecidos equipamentos de segurança e sua importância não deve ser diminuída. 

Com o uso da máscara, obtém-se a prevenção de doenças que são transmitidas através das vias respiratórias. Ao cobrir o nariz e a boca, impede a inalação de bactérias, vírus e fungos. 

2. As luvas são equipamentos de segurança indispensáveis

As mãos são um dos principais meios de contaminação presentes no corpo. Nesse sentido, o uso de luvas como equipamentos de segurança se tornam indispensáveis para prevenir infecções. 

É usada desde as situações mais extremas ― como cirurgias ― até situações mais simples ― como exames que exigem toque. Além de prevenir a saúde do profissional e do paciente, também impede que contaminantes sejam transferidos para outras superfícies. 

Essa transferência poderia causar um ciclo de infecções pela propagação de bactérias, vírus e fungos. Por isso, o uso de luvas de proteção é de necessidade indiscutível na área da saúde.

3. As toucas e sua proteção dupla 

As toucas são equipamentos de segurança essenciais para impedir que o profissional contamine o paciente com fios de cabelo. Além de exercer sua função em proteger quem a usa, também previne que um procedimento seja comprometido por infecção. 

Sendo sempre individuais, são usadas em ambulatórios, hospitais e clínicas. São resistentes a fungos e bactérias que podem se armazenar entre os fios de cabelo e se espalharem pelo corpo. 

Tenha mais proteção em sua clinica agora!

4. A barreira proporcionada pelo avental

Embora o uso de aventais ― ou capotes ― fosse mais comum em centro cirúrgicos, atualmente se tornaram essenciais em atendimentos. 

Isso porque funcionam como uma barreira, protegendo as roupas e a pele do profissional. Sendo impermeáveis e descartáveis, impedem a contaminação por meio do contato com fluídos do paciente. 

5. A importância dos óculos de proteção no seu equipamentos de segurança

Os óculos de proteção são equipamentos de segurança mais difíceis de se ver, mas também compartilham de suma importância na área da saúde. Eles criam uma parede protetiva para que os contaminantes não cheguem à mucosa ocular. 

Além disso, impedem que se coce os olhos, o que reduz o risco de bactérias e vírus serem levados até eles pelas mãos. 

O uso responsável de todos os equipamentos de segurança é imprescindível para preservação da saúde. Para isso, é importante que esses equipamentos sejam de alta qualidade

Colaborando não só para o bem-estar do profissional e do paciente, como também para todos que estarão em contato com eles. O cuidado e a conscientização são aliados para o sucesso na área da saúde

Esse texto ajudou você a entender melhorar sobre os equipamentos de segurança essenciais para os profissionais da saúde? Então, que tal assinar a nossa newsletter e receber mais dicas como essas? Não perca essa oportunidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade